A linguagem empobrecida

A questão da linguagem empobrecida é hoje tema de vários textos.

No site da Universia tem um artigo simples, curto e interessante sobre QI, onde são arrolados pelo menos 18 itens sobre o assunto, mas alguns deles chamam diretamente a atenção de pessoas preocupadas com a linguagem e a escrita:

1. O QI de um indivíduo pode aumentar ou diminuir de acordo com as suas experiências.

2. Jovens que praticam exercício físico regularmente têm o quociente intelectual mais alto e são mais propensos a fazer faculdade. Os efeitos positivos são notados especialmente no pensamento lógico e na compreensão verbal. Estar em forma significa que, além de ter uma ótima capacidade pulmonar, seu cérebro recebe uma grande quantidade de oxigênio.

3.  Além do exercício físico, dedique-se à leitura, adquira novos conhecimentos e desafie o seu cérebro constantemente para elevar o seu QI.

4. Pesquisas indicam que aprender a tocar um instrumento musical também é uma ótima forma de melhorar suas habilidades cognitivas.

A autodisciplina, na maioria da vezes, é o que o levará a dedicar-se com o empenho necessário para se desenvolver.

Voltando ao que já foi dito em textos anteriores:

Marque um horário na sua agenda, todos os dias e leia um livro. Leia com calma, preste atenção à leitura. Procure o significado das palavras desconhecidas. Se não entendeu uma frase, releia. Enfim, leia estudando. Não precisa ser muito tempo por dia, mas faça disto uma rotina. Busque um gênero que lhe agrade: conto, romance, biografia… Leia sobre um assunto que lhe interesse: carro, futebol, cinema, religião…

Mas leia, estudando.

Trabalhe sobre o que lê:

  • Procure o significado das palavras que desconhecia; escreva as palavras com grafia mais difícil;
  • Busque sinônimos;
  • Construa uma outra frase utilizando cada uma destas palavras;
  • Procure usá-las de forma adequada;
  • Faça perguntas para você mesmo sobre o texto para verificar sua compreensão.

Podemos afirmar, também, que apenas se aprende a fazer, fazendo. A ação, que é gerada pelo conhecimento traz em si a semente de novos conhecimentos. Aprender / fazer / saber estão intrinsecamente ligados.

A apropriação constitui-se de dois componentes: compreensão e memória.

A compreensão ocorre quando o somos capazes de relacionar ideias, combinando-as, integrando-as e articulando-as.

A memória tem a função de armazenar informações; é através dela que a pessoa pode resgatar fatos, palavras, sons, imagens, enfim, a própria história. No entanto, é preciso constantemente abastecer a memória, é preciso estarmos constantemente estimulando-a.

Uma coisa aprendemos com a pandemia, com o trabalho em casa: precisamos ter disciplina, precisamos controlar nosso espaço físico precisamos de autodisciplina. Fixe metas pessoais, profissionais, educacionais e trabalhe com persistência. Um pouco de qualquer atividade, diariamente, produz resultados de campeões.

Precisamos ler mais e escrever mais se quisermos conquistar o nosso sucesso pessoal.

Você gostaria de fazer este trabalho com um consultor e um grupo de discussão que tornaria o “aprender / fazer / saber” mais divertido? Trabalharíamos juntos, por internet, com custo zero, tendo que investir apenas o seu querer e a determinação de fazer, com o objetivo de saber cada dia mais.

Vamos começar de forma prazerosa, deixando a escrita técnica para um segundo passo.

Está a fim de tentar? Preencha a ficha abaixo:

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Aguardo…

Por Kátia Issa Drügg

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