Chegou a hora de uma ação prática

Já falei muito e repeti inúmeras vezes: você tem que tirar um pequeno tempo diário para ler e aprender. Lembram-se? Momento leitura e momento conhecimento. Basta meia hora dia.

Ok. Isto você já sabe.

Vamos fazer um pequeno exercício: você quer vender sofás.

Antes de pensar em como fazer a divulgação da sua loja, você precisa saber o que você quer escrever.

Responda às perguntas abaixo:

  • Qual seu nicho de atuação?
  • Qual o seu público alvo?
  • Quem é o cliente ideal: (Persona) – idade –   onde mora – tem faculdade – tem família?
  • Qual o problema que essa pessoa tem?
  • Qual é o seu grande por quê?
  • Estilo de comunicação com o qual você fica   mais à vontade? (escrita; fotos; vídeo)
  • De que postura você mais gosta: mais dura   ou mais branda?
  • Quais os seus valores?

Definir o seu nicho de atuação permite que você escolha palavras adequadas para divulgar seu negócio.

Seu público alvo seria crianças? Não! Criança não quer comprar sofá.

Você precisa definir seu cliente e imaginar os diferentes motivos pelos quais esta pessoa quer comprar um sofá.

Por que você escolheu este nicho de atuação? O que você gosta em um sofá? Que características teria o seu sofá ideal?

Que mídia mais atrai a sua atenção? Se você fosse comprar um sofá olharia fotos de sofá? Procuraria vídeos de sofá no YouTube? Entraria no Pinterest? Iria a internet e procuraria no Google diferentes tipos de sofá e leria as especificações técnicas de cada um?

Você descreveria um sofá de forma objetiva ou apelaria para as sensações de sentar no sofá X ou Y?

Você conhece a história de Olavo Bilac sobre a venda de um sítio?

Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade, de fato, um sítio que lhe dava muito trabalho e despesa. Reclamava que era um homem sem sorte, pois as suas propriedades davam-lhe muitas dores de cabeça e não valia a pena conservá-las. Pediu então ao amigo poeta para redigir o anúncio de venda do seu sítio, pois acreditava que, se ele descrevesse a sua propriedade com palavras bonitas, seria muito fácil vendê-la.

E assim Olavo Bilac, que conhecia muito bem o sítio do amigo, redigiu o seguinte texto:
“Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros, ao amanhecer, no extenso arvoredo. É cortada por cristalinas e refrescantes águas de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda.”

Meses depois, o poeta encontrou o seu amigo e perguntou-lhe se tinha vendido a propriedade.

“Nem pensei mais nisso”, respondeu ele. “Quando li o anúncio que você escreveu, percebi a maravilha que eu possuía.”

Responda às perguntas acima e então tente escrever uma propaganda para o sofá.

Porém, se em lugar de vender um sofá, você fosse vender um serviço? Por exemplo, animador de festa infantil?

Volte às perguntas acima com este novo foco e veja se suas respostas continuam as mesmas.

Compare as suas respostas.

Se quiser discutir, envie um e-mail, mande um WhatsApp ou acesse meu chat. Podemos conversar.

Por Kátia Issa Drügg

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