Já falei muito e repeti inúmeras vezes: você tem que tirar um pequeno tempo diário para ler e aprender. Lembram-se? Momento leitura e momento conhecimento. Basta meia hora dia.
Ok. Isto você já sabe.
Vamos fazer um pequeno exercício: você quer vender sofás.
Antes de pensar em como fazer a divulgação da sua loja, você precisa saber o que você quer escrever.
Responda às perguntas abaixo:
- Qual seu nicho de atuação?
- Qual o seu público alvo?
- Quem é o cliente ideal: (Persona) – idade – onde mora – tem faculdade – tem família?
- Qual o problema que essa pessoa tem?
- Qual é o seu grande por quê?
- Estilo de comunicação com o qual você fica mais à vontade? (escrita; fotos; vídeo)
- De que postura você mais gosta: mais dura ou mais branda?
- Quais os seus valores?
Definir o seu nicho de atuação permite que você escolha palavras adequadas para divulgar seu negócio.
Seu público alvo seria crianças? Não! Criança não quer comprar sofá.
Você precisa definir seu cliente e imaginar os diferentes motivos pelos quais esta pessoa quer comprar um sofá.
Por que você escolheu este nicho de atuação? O que você gosta em um sofá? Que características teria o seu sofá ideal?
Que mídia mais atrai a sua atenção? Se você fosse comprar um sofá olharia fotos de sofá? Procuraria vídeos de sofá no YouTube? Entraria no Pinterest? Iria a internet e procuraria no Google diferentes tipos de sofá e leria as especificações técnicas de cada um?
Você descreveria um sofá de forma objetiva ou apelaria para as sensações de sentar no sofá X ou Y?
Você conhece a história de Olavo Bilac sobre a venda de um sítio?
Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade, de fato, um sítio que lhe dava muito trabalho e despesa. Reclamava que era um homem sem sorte, pois as suas propriedades davam-lhe muitas dores de cabeça e não valia a pena conservá-las. Pediu então ao amigo poeta para redigir o anúncio de venda do seu sítio, pois acreditava que, se ele descrevesse a sua propriedade com palavras bonitas, seria muito fácil vendê-la.
E assim Olavo Bilac, que conhecia muito bem o sítio do amigo, redigiu o seguinte texto:
“Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros, ao amanhecer, no extenso arvoredo. É cortada por cristalinas e refrescantes águas de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda.”
Meses depois, o poeta encontrou o seu amigo e perguntou-lhe se tinha vendido a propriedade.
“Nem pensei mais nisso”, respondeu ele. “Quando li o anúncio que você escreveu, percebi a maravilha que eu possuía.”
Responda às perguntas acima e então tente escrever uma propaganda para o sofá.
Porém, se em lugar de vender um sofá, você fosse vender um serviço? Por exemplo, animador de festa infantil?
Volte às perguntas acima com este novo foco e veja se suas respostas continuam as mesmas.
Compare as suas respostas.
Se quiser discutir, envie um e-mail, mande um WhatsApp ou acesse meu chat. Podemos conversar.
Por Kátia Issa Drügg