Executar não é tudo, pense, pergunte e analise

Um jovem executivo estava saindo do escritório quando  vê o presidente da empresa com um documento na mão em frente à máquina de “picotar” papeis.
– Por favor, diz o presidente, isto é muito importante pra mim, e minha secretária já saiu. Você sabe como funciona esta máquina?
– Lógico!, responde o jovem executivo. Imediatamente tira o papel das mãos do presidente, liga a máquina, enfia o documento e aperta um botão.

– Excelente meu rapaz !!! Muito obrigado. Eu preciso só de 1 cópia. Onde sai?

Deu para entender o título?

 

Então vamos começar a executar, mas antes vamos pensar…

 

Falamos da necessidade da mudança, da determinação para mudar, do conhecimento necessário para o trabalho.

 

Falamos da importância da liderança e da necessidade do planejamento, que tem início pela sensibilização.

 

Falamos da missão, visão e valores.

 

Mas restam algumas perguntas referentes ao planejamento: Por quê? O quê? Quem? Quando? Onde? Como?

 

Hoje vamos falar do “por quê”.

 

Vocês conseguem imaginar quantos porquês existem quando se fala da necessidade do planejamento?

 

Por que é necessário planejar?

Para que serve o planejamento?

É possível eliminar o planejamento, copiando de uma outra empresa?

Por que todos falam em etapas do planejamento?

Por que as operações do planejamento acontecem nesta ordem?

Por que foram definidos estes objetivos e metas?

Por que os dados são coletados, organizados e interpretados?

Por que são usados estes métodos e técnicas?

Por que estes indicadores são utilizados para avaliação?

Por que os problemas ocorrem?

 

O planejamento dá uma direção única para todos, cria um consenso natural entre todos sobre o que é importante; alinha os esforços de todos para atingir os objetivos comuns; agiliza e fundamenta a tomada de decisão; aprofunda o conhecimento sobre a organização;

reforça a motivação.

 

Lembrem-se:

a missão é a razão da existência da organização. Deve abranger o propósito básico da organização e transmitir seus valores a funcionários, clientes, fornecedores e à sociedade. É a DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO e do alcance da organização. Ela se refere ao papel da organização dentro da sociedade em que está envolvida e significa sua razão de ser e de existir.

A VISÃO de uma organização deve ser a SITUAÇÃO FUTURA DESEJADA. Deve ser uma meta ambiciosa e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão.

Deve ser um conjunto de convicções para onde deve seguir a organização. Determina os objetivos de investimento, desenvolvimento, trabalho e estratégias para alcançar o sucesso da organização. É um modelo mental, claro, de um estado ou situação altamente desejável, de uma REALIDADE FUTURA POSSÍVEL.

Os valores são guias para o processo decisório e para o comportamento da empresa no cumprimento da Missão e na busca da Visão de futuro. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita.

 

Mas é o planejamento que faz com que todos interiorizem, pensem, analisem, questionem.

 

É o planejamento que define os meios eficazes e efetivos para alcançar a missão e a visão, que evita o espontaneísmo e as improvisações aumentando o controle do futuro

 

É o planejamento que nos permite conhecer:

O espaço;

O ambiente e sua organização;

Os recursos;

Os possíveis métodos a serem utilizados;

As competências das pessoas que vão trabalhar;

Os clientes, seus interesses e necessidades;

E, inclusive, conhecer a você mesmo.

 

O planejamento é único para cada empresa, porque parte de um diagnóstico respaldado pela análise dos dados que são coletados, organizados e interpretados.

 

O planejamento permite a definição dos objetivos e metas e os indicadores utilizados para avaliação.

 

Consegui convencê-los da necessidade do planejamento? Se não, entrem em contato e vamos conversar.

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