Um jovem executivo estava saindo do escritório quando vê o presidente da empresa com um documento na mão em frente à máquina de “picotar” papeis.
– Por favor, diz o presidente, isto é muito importante pra mim, e minha secretária já saiu. Você sabe como funciona esta máquina?
– Lógico!, responde o jovem executivo. Imediatamente tira o papel das mãos do presidente, liga a máquina, enfia o documento e aperta um botão.
– Excelente meu rapaz !!! Muito obrigado. Eu preciso só de 1 cópia. Onde sai?
Deu para entender o título?
Então vamos começar a executar, mas antes vamos pensar…
Falamos da necessidade da mudança, da determinação para mudar, do conhecimento necessário para o trabalho.
Falamos da importância da liderança e da necessidade do planejamento, que tem início pela sensibilização.
Falamos da missão, visão e valores.
Mas restam algumas perguntas referentes ao planejamento: Por quê? O quê? Quem? Quando? Onde? Como?
Hoje vamos falar do “por quê”.
Vocês conseguem imaginar quantos porquês existem quando se fala da necessidade do planejamento?
Por que é necessário planejar?
Para que serve o planejamento?
É possível eliminar o planejamento, copiando de uma outra empresa?
Por que todos falam em etapas do planejamento?
Por que as operações do planejamento acontecem nesta ordem?
Por que foram definidos estes objetivos e metas?
Por que os dados são coletados, organizados e interpretados?
Por que são usados estes métodos e técnicas?
Por que estes indicadores são utilizados para avaliação?
Por que os problemas ocorrem?
O planejamento dá uma direção única para todos, cria um consenso natural entre todos sobre o que é importante; alinha os esforços de todos para atingir os objetivos comuns; agiliza e fundamenta a tomada de decisão; aprofunda o conhecimento sobre a organização;
reforça a motivação.
Lembrem-se:
a missão é a razão da existência da organização. Deve abranger o propósito básico da organização e transmitir seus valores a funcionários, clientes, fornecedores e à sociedade. É a DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO e do alcance da organização. Ela se refere ao papel da organização dentro da sociedade em que está envolvida e significa sua razão de ser e de existir.
A VISÃO de uma organização deve ser a SITUAÇÃO FUTURA DESEJADA. Deve ser uma meta ambiciosa e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão.
Deve ser um conjunto de convicções para onde deve seguir a organização. Determina os objetivos de investimento, desenvolvimento, trabalho e estratégias para alcançar o sucesso da organização. É um modelo mental, claro, de um estado ou situação altamente desejável, de uma REALIDADE FUTURA POSSÍVEL.
Os valores são guias para o processo decisório e para o comportamento da empresa no cumprimento da Missão e na busca da Visão de futuro. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita.
Mas é o planejamento que faz com que todos interiorizem, pensem, analisem, questionem.
É o planejamento que define os meios eficazes e efetivos para alcançar a missão e a visão, que evita o espontaneísmo e as improvisações aumentando o controle do futuro
É o planejamento que nos permite conhecer:
O espaço;
O ambiente e sua organização;
Os recursos;
Os possíveis métodos a serem utilizados;
As competências das pessoas que vão trabalhar;
Os clientes, seus interesses e necessidades;
E, inclusive, conhecer a você mesmo.
O planejamento é único para cada empresa, porque parte de um diagnóstico respaldado pela análise dos dados que são coletados, organizados e interpretados.
O planejamento permite a definição dos objetivos e metas e os indicadores utilizados para avaliação.
Consegui convencê-los da necessidade do planejamento? Se não, entrem em contato e vamos conversar.