Planejamento, plano e… mais

O planejamento começou com os propósitos maiores da organização: MISSÃO, VISÃO e VALORES.

 

Minha organização corresponde exatamente a aquilo que eu quero? Eu acho que sim ou eu tenho certeza?

 

O DIAGNÓSTICO vai me dar esta resposta.

 

Foram detectados: 

 

  • os PONTOS FORTES;
  • os PONTOS FRÁGEIS;
  • os PONTOS NEGATIVOS;
  • as OPORTUNIDADES;
  • as AMEAÇAS.

 

A próxima etapa do planejamento foi a discussão e definição dos OBJETIVOS para atingir-se aos propósitos maiores já definidos.

 

E, na próxima etapa, ocorreu a discussão e definição das ESTRATÉGIAS para a ação.

 

Aqui vai um alerta! Não estipulem mil estratégias, sejam objetivos. Quanto menor o número de estratégias maior o foco.

 

Elas devem representar as macro ações que propiciarão, ao final do período total do planejamento, que se atinja a Linha Estratégica.

 

As Ações Estratégicas resultam de uma decisão planejada, com características de ruptura do momento atual, buscando uma grande mudança ou modificações nos processos organizacionais vigentes.

 

Esta etapa deve culminar com o estabelecimento da Linha Estratégica.

 

O que é LINHA ESTRATÉGICA?

 

A linha estratégica de uma organização estabelece, conceitualmente, o principal objetivo estratégico a ser alcançado pela instituição que venha a permitir que se consolidem as melhorias que devem ser implementadas em função da análise do diagnóstico efetuado. 

 

Em última análise, a linha estratégica deve viabilizar fortemente a missão e a visão institucionais.

 

Embora tentador, não se deve estabelecer mais do que uma linha para a estratégia.

 

O que são ações de MELHORIA CONTÍNUA?

 

Deve-se atentar ao fato de que as Ações Estratégicas são diferentes das Ações de Melhoria Contínua.

 

As Ações de Melhoria Contínua são aquelas que inevitavelmente serão adotadas para continuidade e aprimoramento das operações da organização.

 

O que é PLANO?

 

Plano é um desdobramento do planejamento.

Consiste na sistematização do processo de organização da ação.

No plano devem estar sistematizadas as ações que se pretende desenvolver, informações e princípios que balizam e sustentam essas ações.

É um guia para a ação.

Se o planejamento consiste no processo de tomada de decisões, o plano é a formalização dos diferentes momentos desse processo.

O plano se configura, portanto, num registro escrito, apresentado sob a forma de um documento.

Mas para o planejamento ser concluído ainda faltam aspectos sumamente importantes a serem discutidos: as metas, a avaliação e o replanejamento.

 

As metas dizem o quê, quanto, quando e quem. E as metas serão objeto do próximo texto. Aguardem!

 

A avaliação que diferentemente do que muitos pensam não visa procurar culpados, mas para corrigir as falhas.

 

E, o replanejamento, que será um continuum na vida da empresa.

 

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