Empresa este é para você…
Para chegarmos a um planejamento que realmente atenda às nossas necessidades temos etapas a cumprir:
Etapa 1 – Apresentação da Técnica e Conscientização
Para melhor entender esta etapa, releia os textos que apresentam o cenário da mudança:
· Vamos mudar?;
· Um Novo Mundo;
· Novos paradigmas.
Partindo deste cenário, vamos dar o direito a quem o tem: releia o texto EU.
Vamos conscientizar todos os colaboradores dos suportes de que eles precisam para realmente mudar: releia os textos:
· Novo Normal;
· Toda Unanimidade é Burra;
· Aprender, Aprender, Aprender;
· Determinação, Conhecimento, Positividade, Resiliência;
· Planejar para Mudar;
· O Primeiro Passo.
Sua empresa fez tudo isto?
Os colaboradores estão prontos para mudar?
Parabéns! Você acabou a primeira etapa. Você merece o reconhecimento por ser líder.
Vamos, então, para a Etapa 2 – Visão Geral da Empresa
A visão geral da empresa requer o levantamento dos valores, a discussão da visão e a definição da empresa.
Lembre-se que:
Os valores da organização têm de se constituírem em crenças e conceitos básicos comuns a todos. Serão princípios de comportamento. São guias para o processo decisório e para o comportamento da empresa no cumprimento da Missão e na busca da Visão de futuro. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita.
A visão de futuro é o sonho pessoal de cada um, é uma expectativa, um desejo, uma busca pessoal, resultante da visão de mundo, dos conhecimentos, dos problemas e necessidades particulares, enfim, a visão de futuro é individual e contém em si muito de emoção, paixão, vivência internalizada. E, que, as visões individuais têm que ser discutidas e analisadas para se tornar uma visão geral da organização.
A missão é o fim último da organização, a sua essência. E, como tal deve ser incorporada por todos como a sua própria essência. É o papel que ela desempenha em sua área de atuação, é a RAZÃO DA SUA EXISTÊNCIA. Deve abranger o propósito básico da organização e transmitir seus valores a funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade.
Na realidade, quando a organização chega à definição dos valores, visão e missão, com a aprovação dos colaboradores, tem início o pacto interno: o “todos por um”.
A declaração destes princípios deve ser documentada e divulgada pelo estratégico. É a DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO e do alcance da organização. Ela se refere ao papel da organização dentro da sociedade em que está envolvida e significa sua razão de ser e de existir.
Por que a declaração da VISÃO é importante?
· Esclarece a todos os stakeholdersa direção da organização;
· Descreve uma condição futura;
· Motiva todos os envolvidos a tomar as ações necessárias;
· Oferece foco;
· Inspira as pessoas a trabalharem em direção a um estado comum e a um conjunto integrado de objetivos.
Por que a declaração da MISSÃO é importante?
· Ajuda a concentrar o esforço das pessoas para uma direção, ao explicitar os principais compromissos da organização;
· Afasta o risco de buscar propósitos conflitantes, evitando desgastes;
· Fundamenta a alocação de recursos;
· Embasa a formulação das políticas e a definição dos objetivos organizacionais.
Sua formulação pretende responder a perguntas como:
· Como a organização deseja ser vista e percebida?;
· Onde e como deseja estar?
No próximo texto vamos retomar a Etapa 3 – Diagnóstico Estratégico?
Continuem nos seguindo…
Por Kátia Issa Drügg