Retomando…

Empresa este é para você…

Para chegarmos a um planejamento que realmente atenda às nossas necessidades temos etapas a cumprir:

Etapa 1 – Apresentação da Técnica e Conscientização

Para melhor entender esta etapa, releia os textos que apresentam o cenário da mudança:

· Vamos mudar?;

· Um Novo Mundo;

· Novos paradigmas.

Partindo deste cenário, vamos dar o direito a quem o tem: releia o texto EU.

Vamos conscientizar todos os colaboradores dos suportes de que eles precisam para realmente mudar: releia os textos:

· Novo Normal;

· Toda Unanimidade é Burra;

· Aprender, Aprender, Aprender;

· Determinação, Conhecimento, Positividade, Resiliência;

· Planejar para Mudar;

· O Primeiro Passo.

Sua empresa fez tudo isto?

Os colaboradores estão prontos para mudar?

Parabéns! Você acabou a primeira etapa. Você merece o reconhecimento por ser líder.

Vamos, então, para a Etapa 2 – Visão Geral da Empresa

A visão geral da empresa requer o levantamento dos valores, a discussão da visão e a definição da empresa.

Lembre-se que:

Os valores da organização têm de se constituírem em crenças e conceitos básicos comuns a todos. Serão princípios de comportamento. São guias para o processo decisório e para o comportamento da empresa no cumprimento da Missão e na busca da Visão de futuro. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita.

A visão de futuro é o sonho pessoal de cada um, é uma expectativa, um desejo, uma busca pessoal, resultante da visão de mundo, dos conhecimentos, dos problemas e necessidades particulares, enfim, a visão de futuro é individual e contém em si muito de emoção, paixão, vivência internalizada. E, que, as visões individuais têm que ser discutidas e analisadas para se tornar uma visão geral da organização.

A missão é o fim último da organização, a sua essência. E, como tal deve ser incorporada por todos como a sua própria essência. É o papel que ela desempenha em sua área de atuação, é a RAZÃO DA SUA EXISTÊNCIA. Deve abranger o propósito básico da organização e transmitir seus valores a funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade.

Na realidade, quando a organização chega à definição dos valores, visão e missão, com a aprovação dos colaboradores, tem início o pacto interno: o “todos por um”.

A declaração destes princípios deve ser documentada e divulgada pelo estratégico. É a DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO e do alcance da organização. Ela se refere ao papel da organização dentro da sociedade em que está envolvida e significa sua razão de ser e de existir.

Por que a declaração da VISÃO é importante?

· Esclarece a todos os stakeholdersa direção da organização;

· Descreve uma condição futura;

· Motiva todos os envolvidos a tomar as ações necessárias;

· Oferece foco;

· Inspira as pessoas a trabalharem em direção a um estado comum e a um conjunto integrado de objetivos.

Por que a declaração da MISSÃO é importante?

· Ajuda a concentrar o esforço das pessoas para uma direção, ao explicitar os principais compromissos da organização;

· Afasta o risco de buscar propósitos conflitantes, evitando desgastes;

· Fundamenta a alocação de recursos;

· Embasa a formulação das políticas e a definição dos objetivos organizacionais.

Sua formulação pretende responder a perguntas como:

· Como a organização deseja ser vista e percebida?;

· Onde e como deseja estar?

No próximo texto vamos retomar a Etapa 3 – Diagnóstico Estratégico?

Continuem nos seguindo…

Por Kátia Issa Drügg

Compartilhar esta publicação:

Você também pode se interessar por:

Planejamento, plano e… mais

O planejamento começou com os propósitos maiores da organização: MISSÃO, VISÃO e VALORES.   Minha organização corresponde exatamente a aquilo que eu quero? Eu acho

Ler »

Improvisar é suicídio!

Improvisar é suicídio!   Até que ponto as pessoas estão preparadas para todo este trabalho já descrito nos textos anteriores?   Quando as ações não

Ler »

Não vamos esquecer do leão surdo!

Vamos planejar para: análise interna, análise externa, estabelecimento do que se quer alcançar.   Vamos elaborar estratégias analisando as estratégias atuais e escolhendo estratégias futuras.

Ler »

Saiba como
posso ajudar

+55 (11) 99649-5970