Seja um Líder

Sabe? É fácil falar! Aqui sentada no meu escritório (em casa), falei sobre a importância e a escrita dos manuais, sobre o saber escrever com objetividade, clareza e simplicidade, sobre a necessidade de ter clareza de onde se quer chegar e a necessidade de estipular responsabilidades e prazos.

Parece que tudo isto se faz com um piscar de olhos, mas… vou confessar, tudo isto é difícil demais.

Meu conselho para auxiliar é: SEJA LÍDER.

Lógico que você deve pensar que é mais fácil contratar um consultor. Concordo com você. Um consultor é uma excelente bengala, mas consultor nenhum faz o trabalho sozinho. Ele precisa contar com o apoio do líder da organização.

Há anos o “novo” conceito de gerenciamento torna fundamental a presença do líder capaz de mobilizar pessoas e alcançar o alinhamento de todas com a visão de futuro.

Gerar todas estas mudanças vai além de estabelecer um método, implementar a tecnologia, fazer reuniões. O segredo está em enfatizar o elemento humano. São as pessoas que fazem diferença em uma empresa.

O líder inspira comprometimento, credibilidade e confiança:

Comprometimento na medida em que suas ações traduzem a visão de futuro. O líder é comprometido e inspira comprometimento.

Credibilidade na coerência em que trata as diferentes situações, na força que transmite ao lançar âncoras no futuro e se conduzir por elas, sobrepondo-se à rotina. O líder conquista a credibilidade pela amplitude da visão.

Confiança pela constância das atitudes e do caminho escolhido. O líder é constante, é perseverante.

Com olhos voltados para a visão de futuro o líder centraliza suas preocupações em promover mudanças, fazer ajustes, inovar e renovar.

A atuação do líder está sempre embasada pela convicção de acertar, o que faz dele um indivíduo decisivo, seguro. O líder constrói sua fortaleza a cada opção. Não hesita nas tomadas de decisão. É seguro e transmite segurança, sem, contudo, deixar de ser flexível.

Ao conhecer-se, o líder desenvolve também a habilidade de conhecer o outro, o que favorece a identificação do potencial das pessoas que o cercam.

É, acima de tudo, um colaborador; realiza sua visão e, ao mesmo tempo, tem a responsabilidade de ajudar a todos os integrantes da organização.

Uma habilidade fundamental no líder é a comunicação, pois, é preciso comunicar com eficácia e efetividade sua visão para os que lidera e, com transparência, traduzir a visão de futuro em ideias tangíveis e reais, criando significado. Além disso, é preciso estabelecer mecanismos criativos de comunicação adequados a cada público.

O líder pensa estrategicamente em sua missão principal – garante que as prioridades da organização sejam realizadas sem desperdício.

A formação da equipe é mais um desafio para o líder. Para formar um time, é preciso tratar as questões individuais e simultaneamente, processar dinâmicas que facilitem a integração, que conquistem a harmonia. É na harmonia que o time se fortalece. Neste sentido o líder engaja todos num diálogo sobre a importância e qualidade do trabalho; considera o tempo necessário para cada ação; procura adequar as tarefas às habilidades e necessidades de cada participante. O sucesso do time e o sucesso do líder são interdependentes.

Enfim, o líder é um facilitador do processo do grupo, em seus diferentes estágios. Deixa evidente que executa tudo que é possível, indica os melhores instrumentos de trabalho e cria um clima organizacional cooperativo. Solidariedade é o grande exemplo do líder.

Liderança é, hoje, a força que sustenta as organizações, pois estabelece a visão de futuro e conduz a mudança rumo a essa visão. Assim, o líder mobiliza pessoas, lançando-as à ação, transforma seguidores em líderes e estes em agentes de mudança.

Por Kátia Issa Drügg

Compartilhar esta publicação:

Você também pode se interessar por:

Saiba como
posso ajudar

+55 (11) 99649-5970