Um Novo Mundo

Há alguns anos CAPRA escreveu um livro sobre o ponto de mutação, que DRUCKER identificou com uma nova realidade, que TOFFLER chamou de a terceira onda.

Crises e transformações ocorreram em muitos momentos e geraram sempre mudanças profundas, exigindo novos conceitos, novas crenças, novos homens, enfim.

Não aceitar a mudança não detém a sua marcha, apenas coloca à margem do processo aquele que não a aceita, que fica observando a vida passar, que fica na posição de espectador e não de agente da história.

O novo mundo exige mudanças, exige uma nova postura do homem, exige uma nova relação homem-mundo, pois é o resultado de uma crise de dimensões planetárias. E, para se enfrentar esta mudança é necessário o equilíbrio dinâmico entre os valores positivos e os valores morais, aliados a uma consciência ecológica.

A sociedade industrial cedeu seu lugar à sociedade da informação e, nesta, o verdadeiro capital é o conhecimento. É fundamental reconhecer que a globalização é um fato e que os problemas de cada um são os problemas de todos. Considerar como seus apenas os problemas do aqui e do agora é ignorar o advento da sociedade transnacional, é querer deter a mudança.

A sociedade instruída investe no conhecimento, em organizações fundamentadas na informação, na crença de que a solução dos problemas está na síntese: na generalização e não na especialização, no consenso e não no conflito, no fazer melhor e não no fazer mais.

É necessário um outro tipo de homem – um homem criativo, capaz de enfrentar desafios, ousado. E, para tanto, a Educação terá um papel primordial. A Educação moldará a nova sociedade. Terá a função de formar indivíduos comprometidos com o social, capazes de agir com energia, sentir positivamente e pensar criticamente. A Educação permanente será a maior responsável pelas transformações pessoais e sociais que alterarão as relações homem / universo valorizando a ambos.

A Educação alicerçará conceitos como o de liderança, equilíbrio entre corpo, mente e espírito, economia transnacional, renascimento das artes, mercado aberto, cultura mundial, estado enxuto, vida interior, mas, sobretudo, a Educação mostrará a importância do triunfo do indivíduo: do indivíduo comprometido, do indivíduo responsável por todas as mudanças propugnadas, do indivíduo do novo mundo!

Por Kátia Issa Drügg

Compartilhar esta publicação:

Você também pode se interessar por:

Saiba como
posso ajudar

+55 (11) 99649-5970