Tome cuidado com a paralisia das certezas

Depois de todo este caminho ter sido seguido, parece que teremos o merecido sucesso.

Afinal,

  • definimos a missão da organização, baseada em nossa visão de futuro e pautada em valores positivos e
  • comungados por todos;
  • nosso diagnóstico foi bem elaborado;
  • nossos objetivos foram definidos por todos e consolidados pelo estratégico;
  • definimos a linha estratégica;
  • definimos as metas;
  • planejamos as estratégias de ação para a mudança.

O planejamento foi participativo, coordenado, integrado, multidimensional, porque considerou todos os aspectos da organização; contextualizado, porque todas as circunstâncias foram explicitadas; realizado a partir do conhecimento das pessoas que irão executá-lo, realizado por todos os envolvidos na execução.

As metas foram propostas por cada setor, cada departamento, cada nível – do operacional ao estratégico.

Todas as nossas metas responderam a estas perguntas:

  • quanto? – como expressar em números o que deve ser realizado, qual a porcentagem de melhoria desejada;
  • quando? – período em que o quantum proposto deve ser atingido
  • quem? – quem é o responsável pelo acompanhamento,
  • monitoramento, análise das ações realizadas, propostas de ações de melhoria contínua ou de ações corretivas.
  • como? – que estratégias utilizaremos.

Nossas metas nos permitem avaliar objetivamente o que está sendo realizado.

Como tudo foi sendo documentado passo a passo o plano de plano de trabalho está redigido.

Então, temos certeza de nosso sucesso!

Não é bem assim!

CUIDADO!

As ações planejadas devem ser realizadas, mas não podem ser uma camisa de força. Temos que admitir que podem existir incertezas, imprecisões, surpresas, rejeições, portanto, temos que ter momentos de replanejamento para que as alterações necessárias sejam resultado de um novo acordo.

Então, lembrem-se de que o planejamento é permanente.

As novas ações começam a ser realizadas e aos poucos vão sendo incorporadas, mas, também, têm que ser constantemente avaliadas. A avaliação permite:

  • localizar as falhas,
  • corrigir rumos,
  • buscar a melhoria contínua.

A melhoria contínua é, também, uma busca permanente.
Por definição do Google é o conjunto de ações que uma empresa coloca em prática na intenção de otimizar ininterruptamente o aperfeiçoamento de seus processos, produtos e serviços.

É a busca do “zero defeitos”, ou seja, de um processo correto, onde clientes internos e externos – finais – não tenham reclamações, mas, quando muito, sugestões.

É a configuração às normas, ou o “compliance”, o ato de estar em conformidade com determinadas leis, normas e regras. Pode ser tanto em relação às leis federais ou às políticas corporativas. Nas empresas, sua aplicação trata-se basicamente de estar em conformidade com os regulamentos, diretrizes e, claro, leis que regem sua atuação.

É a efetividade sendo de fato buscada pela organização e pelos seus colaboradores.

E, agora sim podemos pensar em ter sucesso!

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