Chegou o momento! Vamos comemorar!

Trabalhamos muito e bem.

 

Temos plena consciência de que todo o trabalho tem que envolver todos os colaboradores: afinal cada um deles tem que estar comprometido, buscando ampliar seus conhecimentos a cada dia, participando de um pacto interno pela melhoria e de um pacto externo com a satisfação do cliente.

 

Missão estabelecida compreendida, concordada e compartilhada por todos.

 

Sabemos que a configuração às normas é uma garantia da eficácia do processo e da efetividade do trabalho.

 

Configuração às normas significa diminuição de erros, menos retrabalho, menos desperdício, menos erros, menos atrasos, melhor utilização de recursos, máquinas e materiais. Significa tender a zero defeitos.

 

Time formado. Pacto firmado. Liderança. Gestão participativa. Cliente conhecido. Todos os profissionais em pleno desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Essa nova cultura organizacional não é temporária ou transitória, pelo contrário, é uma filosofia empresarial permanente que não possui “receita” definida.

 

Cada movimento sincrônico gera um crescimento da equipe, que vai se aprimorando e exigindo cada vez mais o  compromisso de cada um em relação a todos.

 

Portanto, acima de tudo, está o compromisso: compromisso do indivíduo consigo mesmo, com o outro, com as metas da organização, com a satisfação do cliente.

 

Somente uma construção coletiva e solidária pode conquistar a excelência do resultado.

Este trabalho é feito por pessoas, pessoas mobilizadas e em consonância com seus princípios éticos.

 

Quando temos consciência de que cada ação tem que ser monitorada, avaliada e rediscutida a cada passo, estamos fazendo de cada setor, seção, departamento um comitê de trabalho.

 

Membros dos diferentes “comitês” estarão contribuindo com informações colhidas na sua prática, mas estarão sendo altamente beneficiados com o conhecimento dos demais e, também, oportunizando o enriquecimento de seu trabalho pela integração com a visão dos demais.

 

Os representantes do nível estratégico, aos quais competem a proposta política da organização, o delineamento da filosofia de trabalho, estarão analisando a viabilidade das ações propostas para concretização da política estabelecida.

 

Os representantes do nível tático, aos quais competem o planejamento e a implementação da filosofia proposta, cada um em sua área de ação, estarão aumentando sua integração com o nível estratégico, aumentando sua compreensão da política da instituição e, ao mesmo tempo, estarão se beneficiando do conhecimento prático dos representantes do nível operacional, o que lhes permitirá repensar sua tática.

 

Com a integração dos responsáveis pelo planejamento estratégico e tático, através dos “comitês”, pretende-se contribuir com os responsáveis pela operacionalização, no sentido de aumentar a eficácia de suas ações.

 

Aos “comitês” competem a análise de problemas encontrados no cotidiano do trabalho de cada um dos segmentos de linha e a apresentação de soluções, ponderadas pelos seus aspectos positivos e negativos,  de modo que cada uma das respectivas lideranças contem com maiores e mais consistentes informações para suas tomadas de decisão.

As ações de melhoria contínua são aquelas que inevitavelmente serão adotadas para continuidade e aprimoramento das operações da organização.

 

O pacto externo se concretiza, pois, com diferentes ações:

 

  • clareza e compartilhamento da missão da empresa com os clientes;
  • fartura de informações sobre a empresa e seus processos disponibilizadas aos clientes;
  • participação no planejamento estratégico situacional;
  • participação na avaliação do planejado.

Enfim, é fundamental que se estabeleçam mecanismos para se firmar o pacto externo, pois apenas o pacto externo permite aproximação empresa-cliente.

 

Então vamos comemorar!

 

Não devemos comemorar apenas neste momento, mas periodicamente, após cada macro reunião de avaliação seja ela bem sucedida ou replanejada!

 

Peguem as taças! Vamos comemorar!

Compartilhar esta publicação:

Você também pode se interessar por:

Saiba como
posso ajudar

+55 (11) 99649-5970