A missão

A visão de futuro é o sonho pessoal de cada um, é  uma expectativa, um desejo, uma busca pessoal, resultante da visão de mundo, dos conhecimentos, dos problemas e necessidades particulares, enfim, a visão de futuro é individual e contém em si muito de emoção, paixão, vivência internalizada.

Uma organização, porém, não pode ter seu projeto apoiado nos sonhos e aspirações de cada um dos elementos de sua equipe, pois este projeto estaria baseado em uma multiplicidade de visões de futuro, tantas visões quantos os colaboradores existentes  e, também, não pode  pautar toda sua proposta de trabalho na emoção, na paixão, no real vivenciado de cada um.

Portanto, é fundamental que através do diálogo e do consenso as diferentes visões sejam focalizadas pela liderança e transformadas em uma visão única para toda a organização: a missão.

A missão deve ser resultado do querer de todos os elementos da organização, deve, pois ser consenso do grupo, deve partir da identificação das necessidades e dos interesses dos clientes, deve estar pautada em um estudo de tempo e deve considerar os problemas mais graves da organização.

O diálogo, ponto de partida para a obtenção do consenso, é o momento em que os significados das diferentes visões fluem, é o momento da sinergia, é o momento em que os elementos da equipe são companheiros e amigos imbuídos de um mesmo propósito.

A visão de futuro de uma organização tem que ser única, tem que ser o norte de todo trabalho,  tem que ser a essência última, e, portanto, tem que resultar de um momento de razão, onde as diferentes visões sejam compartilhadas e, a partir  do diálogo, chegue-se a uma proposta final que, resultante de um consenso, seja  sinônimo de uma visão compartilhada, seja um propósito internalizado, seja, realmente, o objetivo, o propósito, a missão de toda a organização.

A missão é, pois, o fim último da organização, a sua essência. E, como tal deve ser incorporada por todos como a sua própria visão, como sua própria essência. E, apenas assim a missão poderá deixar de ser um sonho vago, para ter a precisão de uma meta a ser atingida.

Os valores da organização têm, portanto, de se constituírem em crenças e conceitos básicos comuns a todos. Serão princípios de comportamento.

Definir uma missão é assumir uma posição em termos de futuro, é adquirir um papel  de liderança frente aos clientes da organização. É assumir a vontade e a necessidade de mudar.

Definir uma missão é o início do rompimento com o status quo, é superar a dependência das situações conhecidas, é abandonar a cautela que existe em uma estrutura já vivenciada.

Definir uma missão é ter a visão da grandeza dos propósitos instituídos, é ter coragem de assumir os riscos e os fracassos que poderão advir durante o processo de mudança, é ter autonomia para fazer os ajustes necessários à nova organização.

Enfim, a missão é o compromisso, é  o assumir da liderança, do inesperado e imprevisível, da coragem, da autonomia, é o tomar do futuro nas mãos e o não poder transferir a outrem as responsabilidades do compromisso assumido.

A missão é sempre a proposição de um estado futuro, mas que deve ser engendrado no presente, pois é o presente que dará condição de efetividade à missão. A missão é um sonho. Formular a missão exige um justo equilíbrio entre espaço e tempo, pois a missão deve antecipar uma ideia de grandeza, mas deve considerar a viabilidade da sua realização; deve ser racional, mas deve envolver intuição e criatividade; deve ser objetiva e atender às expectativas, necessidades e aspirações da clientela, mas deve, também, ser um desafio para a organização que não perder a sua atratividade.

É necessário o alinhamento entre o querer, os valores e o propósito, ou seja, é  necessário o alinhamento entre a  proposta de mudança, os valores positivos que devem alicerçar a mudança e  a missão da organização.

Missão é, pois, o compromisso, o comprometimento, o pacto.

É a missão da organização que permite que, considerados os diferentes segmentos da organização, com sua variedade de objetivos e estratégias, a organização não se fragmente,  não perca de vista sua visão de conjunto, sua dimensão maior.

Compartilhar esta publicação:

Você também pode se interessar por:

Saiba como
posso ajudar

+55 (11) 99649-5970