Comunicação Assertiva

Relendo o texto anterior, sou obrigada a confessar que eu o detestei. Achei sem graça e técnico demais. Gostei apenas da parte de linguagem corporal e dos lembretes finais.

Então vou tentar continuar falando de comunicação de uma maneira mais leve.

Se você tiver alguma crítica, mande-a para mim, pois assim você me ajuda a não perder o rumo.

Então vamos começar:

Você já percebeu que existem formas e formas de chamar a atenção de alguém? E também diferentes formas de elogiar? Você já percebeu que a emoção pode levar a uma discussão acalorada e inclusive fazer perder a razão aquele que se inflama demais e acaba por ferir o outro?

É aqui que entra a comunicação assertiva.

Não podemos ser tão passivos a ponto de deixarmos de expressar o que realmente sentimos ou pensamos, nem tão agressivos de forma a nos expressarmos de maneira hostil, insensível aos sentimentos, direitos e crenças dos outros.

E o meio termo é válido? Dá para falarmos de forma passiva, mas agirmos de forma a mostrar ao outro que não concordamos com o que foi dito ou subtendito?

Veja! Esta postura não leva a nada, pode, inclusive, acabar anulando a comunicação, não permitindo que se atinja os objetivos propostos.

A comunicação assertiva é uma habilidade fundamental para o sucesso da comunicação, sejam elas pessoais ou profissionais.

Podemos resumir a comunicação assertiva nesta frase: trata-se de expressar nossos pensamentos, sentimentos e necessidades de forma clara, direta e respeitosa, ao mesmo tempo em que falamos ativamente e compreendemos os outros.

É o equilíbrio entre ser firme em suas convicções, respeitando as convicções alheias.

Uma comunicação assertiva começa com a clareza sobre o que queremos comunicar. Devemos estar conscientes de nossos sentimentos e necessidades antes de expressá-los em palavras, pois não podemos ser dominados por eles, uma vez que tal atitude abalaria a nossa capacidade de colocar as ideias de forma clara, equilibrada, objetiva, evitando mal-entendidos.

Mas a comunicação assertiva também tem que considerar o saber ouvir: a audição ativa, que significa prestar real atenção ao que os outros estão dizendo, sem interrompê-los ou julgá-los precipitadamente.

Ao ouvir com atenção somos capazes de entender as perspectivas dos outros, desenvolvendo a empatia e o respeito mútuo, e, consequentemente um relacionamento mais sólido e saudável.

A comunicação assertiva exige a habilidade de estabelecermos limites saudáveis. Neste tipo de comunicação podemos dizer “não” quando necessário, sem sentirmos culpa ou medo.

Lembre-se, estabelecer limites claros ajuda a garantir a nossa integridade e o respeito ao outro, mantendo a comunicação equilibrada.

Outro aspecto importante da assertividade é a gestão de conflitos. Conflitos são inevitáveis em qualquer relacionamento, mas a forma como lidamos com eles faz toda a diferença.

A comunicação assertiva permite que expressemos nossas preocupações e desacordos de forma construtiva, evitando a passividade ou a agressão. Ser assertivo é saber mediar os interesses de todos os envolvidos.

Outra vantagem da comunicação assertiva é aumentar a nossa capacidade de resolver problemas de forma eficaz e efetiva. Afinal, estaremos todos buscando a solução dos problemas que se nos apresentam, de forma saudável e colaborativa.

Dicas finais para aumentar a assertividade:

  • Seja objetivo sobre o que você gosta ou não gosta.
  • Evite julgamentos.
  • Cuide da linguagem corporal.
  • Fale na primeira pessoa.
  • Escute com atenção.
  • Busque esclarecimentos.
  • Demonstre respeito.

O que você acha destas ideias? O mundo não seria melhor se a assertividade imperasse em todas as comunicações?

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