Isto você já sabe, mas vamos esclarecer mais…

Detectada a situação, identificados os problemas, analisadas as suas causas, deve-se traçar objetivos para definir o que queremos, a partir dos objetivos devemos definir ações para atuar sobre o diagnosticado.

Após propostas as ações e os métodos de trabalho (COMO), elas devem ter a sua implantação planejada (QUANTO, QUANDO, QUEM). A mudança tem que ser preparada, portanto, as metas  devem ser claramente definidas.

O que precisamos aprofundar?

Teremos um ciclo de trabalho – vamos planejar, fazer, monitorar o andamento, agir.

A Universidade Federal Fluminense tem um resumo bem didático deste ciclo:

 

Esse Método segue quatro etapas para a sua implementação:

1ª Etapa (PLAN): Antes de se executar o processo é preciso planejar as atividades, definir a meta e os métodos.

2ª Etapa (DO): É a execução das tarefas de acordo com o que foi estipulado no plano, inclui também a coleta de dados para o controle do processo. O treinamento é requisito para a execução das tarefas.

3ª Etapa (CHECK): É a fase de monitoramento, medição e avaliação. Os resultados da execução são comparados ao planejamento e os problemas são registrados. Se os resultados forem favoráveis, as tarefas são mantidas, se ocorrer problema, deve-se seguir para quarta etapa.

4ª Etapa (ACT): Fase em que se apontam ações corretivas para os problemas encontrados. Nesta fase, há duas situações: alcance e não alcance do resultado esperado. Se o resultado for alcançado, pode-se adotar o método de trabalho à rotina do processo. O método servirá como referência para todos que estão inseridos no contexto organizacional. Se o resultado não alcançar as expectativas, deve-se verificar se o padrão foi obedecido, as causas do problema e recomeçar o ciclo.

 

Marcelo de Elias dá dicas para obtermos sucesso na elaboração e obtenção das metas desejadas:

  1. Defina as metas – Escreva suas metas de maneira bem específica e defina prazos para realizá-las. Sintetize-as para não perder o foco. Ter 3 metas é mais fácil de realizar do que ter 10. Depois, quebre-as em metas menores para facilitar o acompanhamento. Escreva “vou guardar 100 reais por semana até o final de 2020” em vez de “Vou guardar dinheiro para trocar de carro”.
  2. Planeje seu tempo – Organize-se para executar com excelência tudo aquilo que definiu. Para isso, defina as prioridades e tenha disciplina para não deixar as urgências afastarem você das coisas importantes. Seja realista e íntegro com seus propósitos.
  3. Aja – Tenha iniciativa e coloque tudo em prática. Agora é a hora de começar a atuar em seu plano de ação. Caso algumas pessoas se posicionem como um impedimento, evite-as. As relações de apoio são essenciais nesta fase.
  4. Enfrente os desafios com o apoio de outros – Encare o medo com paciência e persistência. Busque ajuda com pessoas de valores e propósitos iguais aos seus e crie parcerias importantes. Coletivamente fica mais fácil de realizar os objetivos!
  5. Persista – Não se martirize por causa de alguma falha. Para manter-se firme na jornada, não perca o foco, mesmo que sofra um deslize. Se você escorregar, retorne imediatamente ao seu plano de ação. Se a sua motivação estiver vacilando, persista ainda assim. Visualize o seu futuro bem-sucedido e acredite!
  6. Acompanhe – Defina indicadores para ter evidências de que está no caminho certo e acompanhe periodicamente. Assim, se algo sair fora do previsto, é mais fácil voltar para o rumo correto. Seja flexível caso conclua que foi exigente demais consigo mesmo na fixação das metas iniciais, mas não afrouxe só para facilitar a realização.
  7. Comemore – Não esqueça de celebrar as conquistas! Isso vai te dar mais força para os próximos desafios e objetivos. A recompensa é um grande impulsionador. Presenteie-se com algo especial, como uma pequena viagem, um livro, um jantar especial ao conseguir superar uma etapa. Celebre todos os sucessos.

 

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