Não é comigo

Existe uma brincadeira que ilustra muito bem o que acontece em várias situações empresariais.

Esta é uma história sobre quatro pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.

Havia um importante trabalho a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM zangou-se porque era trabalho de TODO MUNDO. TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo. Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.

Uma brincadeira, mas que muitas vezes corresponde à realidade, e que pode ser facilmente evitada.

Primeiro defina a missão, a visão e os valores da empresa, de modo simples, claro e objetivo. Faça isto com a participação dos seus colaboradores. Não basta que os colaboradores estejam presentes em uma reunião, eles precisam realmente participar, precisam introjetar estes conceitos e o seu significado; têm que saber explicar com suas próprias palavras.

Depois documente a política da qualidade, do mesmo modo, com a participação dos colaboradores e de forma, simples, clara e objetiva. E todos os colaboradores têm que acreditar e compactuar com ela.

Daí chega a vez do planejamento estratégico. Não importa o modelo teórico escolhido, mas a discussão de todos. Documente-o e retome-o quantas vezes necessárias para a compreensão de todos e o geração de um pacto interno. Sem este pacto interno nunca haverá identidade de fala e de ação.

Estando todos falando a mesma língua e tendo interiorizado e compactuado com estas decisões tomadas, defina com clareza, o organograma da empresa e a linha hierárquica, aí determine as competências de cada nível e as relações entre os níveis, tanto de forma horizontal, quanto vertical.

Ao determinar as competências nenhuma função será de TODO MUNDO, CADA UM terá clareza do que fazer e de QUEM deverá fazê-lo, NINGUÉM ficará à margem do processos.

É fácil? Não, não é. É um processo e precisa ser exaustivamente trabalhado.

Infelizmente, cada dia mais, todos estão muito ocupados. Todos estão sem tempo para uma empreitada desta. Mas este tempo nunca será perdido. É este trabalho que dará suporte a todas as ações e dará unidade à equipe.

Se não é possível desenvolver este trabalho sozinho, peça ajuda, contrate um consultor, organize um cronograma, seja rigoroso no cumprimento dos prazos.

Todos queremos mudanças, mas quem está, de fato, disposto a mudar?

Nelson Spritzer falou: “Se você fizer o que sempre fez, terá os resultados que sempre teve. Se não estiver satisfeito: mude.”

Quer conversar sobre estes assuntos? Mande um e-mail, um WhatsApp, telefone. Podemos trocar algumas ideias.

Por Kátia Issa Drügg

Compartilhar esta publicação:

Você também pode se interessar por:

Saiba como
posso ajudar

+55 (11) 99649-5970