Não vamos esquecer do leão surdo!

Vamos planejar para: análise interna, análise externa, estabelecimento do que se quer alcançar.

 

Vamos elaborar estratégias analisando as estratégias atuais e escolhendo estratégias futuras.

 

Vamos rever os objetivos e verificar se com as estratégias propostas iremos atingir os objetivos que desejamos.

 

As estratégias são as ações que devem ser delineadas considerando sua possibilidade de execução e que devem ser aceitas por todos.

 

Vamos analisar cada estratégia proposta considerando sua eficácia, eficiência, efetividade. 

 

Lembre-se a eficiência é  a utilização adequada dos recursos. A eficiência depende de cada um. Em uma mesma organização temos pessoas eficientes e ineficientes. Portanto, a busca da eficiência deve ser estimulada pelo líder, mas precisa contar com o querer de cada um.

 

A eficácia depende de um processo:

 

  • bem trabalhado, 
  • coordenado, 
  • integrado, 
  • planejado adequadamente considerando o diagnóstico, visando os objetivos, planejado, avaliado, replanejado a cada passo.

 

A efetividade ocorre quando o problema foi resolvido, ou seja, quando os objetivos foram atingidos, quando o trabalho tornou os clientes internos satisfeitos, quando a entrega ao cliente externo foi um sucesso, quando a empresa “ganhou o jogo”.  

 

O que ganhamos com isto?

 

Cada um dos colaboradores ganha a sensação de um trabalho bem feito,  maior auto estima, realização pessoal. E, lembrem-se estes quesitos estão no topo da pirâmide de Maslow.

 

A empresa ganha com um melhor clima organizacional, com colaboradores mais motivados, com a integração dos setores e departamentos, com a coordenação 

 

A empresa ganha com a satisfação do cliente, com a sua fidelização e com a captação de novos clientes.

 

Então, sem esquecer do leão,  ao definirmos as estratégias, precisamos pensar em cada coisa que pode dar errado, precisamos ter um plano b, c, d…, precisamos agir como advogados do diabo, sem melindres, sem omissões, sem praticarmos o jogo do contente.

 

Cada pessoa tem eu se expor, cada seção tem que analisar seu desempenho, reconhecer seus pontos frágeis, dispor-se a fazer mudanças, cada departamento tem que analisar a integração entre as seções e setores que lhe são subordinados, cada líder tem que verificar até que ponto está buscando desenvolver líderes dentre seus colaboradores.

 

Lembrem-se as pessoas aderem a todo este trabalho por causa de uma grande visão promissora de um futuro melhor;  as pessoas desanimam por causa de uma liderança fraca.

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