Novos Paradigmas

Há anos ouvimos falar em mudança e sabemos que o mundo está enfrentando uma crise de dimensões planetárias.

Muitos escreveram sobre as mudanças, mas um texto publicado no Jornal de Jundiaí em 2019, de autoria de Faustino Vicente, copiado do Google, resume os últimos 10 anos do mundo assim:

01) Spotify faliu as gravadoras. 02) Netflix faliu as locadoras. 03) Booking complicou as agências de turismo. 04) Google faliu a Listel, Páginas Amarelas e as enciclopédias. 05) Airbnb está complicando os hotéis. 06) WhatsApp está complicando as operadoras de telefonia. 07) Mídias sociais estão complicando os veículos de comunicação. 08) Uber está complicando os taxistas. 09) Smartphone acabou com as revelações fotográficas e com as câmeras amadoras. 10) Zip car está complicando as locadoras de veículos. 11) Tesla está complicando a vida das montadoras de automóveis. 12) E-mail e a má gestão complicou os Correios. 13) Waze acabou com o GPS. 14) “Original” e Nubank ameaçam o sistema bancário tradicional. 15) “Nuvem” complicou a vida dos Pen Drive. 16) Youtube complica a vida das TVs. 17) Facebook complicou a vida dos portais de conteúdo. 18) Coaching mudou a forma de aprender, pensar e agir, levando a um novo modelo mental, gerando resultados extraordinários em um curto espaço de tempo nas organizações. 19) Tinder e similares complicando baladas e “similares”. 20) “Banco online” não precisa mais das agências.”

Mas, se pensarmos um pouco mais podemos acrescentar outras inúmeras mudanças:

– O Mp3 faliu as gravadoras;

– A OLX acabou com os classificados de jornal;

– O Marketing de Rede mudou a forma de comércio;

– O e-book está acabando com as livrarias;

– Os jornais impressos estão sendo substituídos pela internet;

– A I.A. está colocando em cheque vários serviços (se não acredita pergunta para a Alexia).

Tente, pense em apenas uma mudança não listada, e envie para mim.

Para enfrentar todas estas mudanças temos que aceitar novos paradigmas

Os novos paradigmas são uma volta à síntese, preconizam a integridade como característica fundamental do Universo, aceitam ideias como sinergia, criatividade, holismo, evolução, interdisciplinaridede. Afetam todos os campos da sociedade: da política e economia à saúde, educação e espiritualidade.

Na política substitui-se o pressuposto de que o governo é o responsável por tudo pelo pressuposto de que somos todos responsáveis.

Na economia ganha significado o termo valores – o valor da sinergia é a nova riqueza.

Na saúde passou-se a acreditar que doenças são conflitos cujas causas têm que ser conhecidas e tratadas, tornando médico e pacientes parceiros no processo terapêutico.

Na educação substitui-se o pressuposto do ensinar pelo pressuposto do aprender a aprender, por toda a vida.

A religião tradicional vai cedendo seu lugar à espiritualidade. O ecumenismo é a ideia básica de hoje.

A moral está sendo cobrada: o respeito ao outro, a não discriminação de gênero, raça, crenças…

Hoje, nas empresas, há uma valorização da ética, do ambiental, do emocional, da responsabilidade social, onde o voluntariado se faz uma moeda de imenso valor.

Seu pessoal está preparado para isto? Quanto mais demorarmos para reagir mais caro nos custará…

Por Kátia Issa Drügg

Compartilhar esta publicação:

Você também pode se interessar por:

Saiba como
posso ajudar

+55 (11) 99649-5970