Problemas da Comunicação

O texto anterior deste blog – Comunique-se corretamente e aumente sua chance de sucesso – citou rapidamente alguns problemas da comunicação.

Para começarmos a falar deste assunto tomei a liberdade de copiar um texto antigo cuja autoria desconheço.

Este texto mostra os elementos da comunicação de forma bem simples e didática.

  1. ELEMENTOS BÁSICOS

O processo de comunicação exige pelo menos 3 elementos chamados: o transmissor, a mensagem e o receptor.

  1. O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO

O transmissor tem uma ideia que quer transmitir ao receptor. Ele a transforma em mensagem e a transmite, esperando que seu significado seja captado pelo receptor.

A existência desses elementos não garante, no entanto, que a comunicação ocorra de forma eficaz pois existem outros fatores que interferem no processo e precisam ser considerados.

 

  1. CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO

Chamamos de codificação o processo pelo qual o transmissor transforma sua ideia em mensagem. Ele escolhe códigos (palavras, termos ou sinais) que possam expressá-la, ou seja, tenham um significado correspondente à sua ideia.

Chamamos de decodificação o processo pelo qual o receptor traduz a mensagem, atribuindo um significado aos códigos.

Infelizmente as coisas não acontecem de forma tão simples assim. Existem muitos ruídos que dificultam uma comunicação clara e objetiva.

Os ruídos de comunicação são interferências no processo de comunicação entre o emissor e o receptor. Interferências estas que podem ser ambientais, pessoais ou de linguagem.

Os ruídos de comunicação são divididos em quatro tipos:

  • Físicos – resultantes de interferências externas – barulho do ambiente;
  • Fisiológicos – resultante da condição física do receptor ou do transmissor;
  • Psicológicos – resultante de crenças, emoções, sentimentos;
  • Semânticos – resultante do significado da linguagem para o transmissor e para o receptor.

Estes ruídos podem ocorrer na comunicação empresarial e na pessoal. Portanto, observe o ambiente, observe seu receptor, use da objetividade, utilize palavras simples que sejam do conhecimento do seu público alvo, evite jargões e termos complexos, ao usar termos técnicos certifique-se que todos sabem seu significado, evitem palavras em outras línguas.

Um comentário da Ana Prado, da equipe do linkedin, sugere “investir um minuto a mais antes de começar uma mensagem e antes de apertar botão enviar” quando escreve e eu acrescentaria investir um minuto a mais antes de começar a falar observando seu público e observando suas reações depois que começar a falar.

A era digital trouxe um problema a mais: a quantidade de informação veiculada que pode ser considerada um tipo de ruído. As pessoas podem ficar sobrecarregadas e perder informações importantes no meio da enxurrada de mensagens e notícias.

Este texto ficou claro para você? Você acha que em algum momento fui contra às minhas próprias recomendações?

Comente! Critique! Envie seu comentário para que possamos, juntos, aprimorar nossa comunicação.

Compartilhar esta publicação:

Você também pode se interessar por:

Saiba como
posso ajudar

+55 (11) 99649-5970