O texto anterior deste blog – Comunique-se corretamente e aumente sua chance de sucesso – citou rapidamente alguns problemas da comunicação.
Para começarmos a falar deste assunto tomei a liberdade de copiar um texto antigo cuja autoria desconheço.
Este texto mostra os elementos da comunicação de forma bem simples e didática.
- ELEMENTOS BÁSICOS
O processo de comunicação exige pelo menos 3 elementos chamados: o transmissor, a mensagem e o receptor.
- O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO
O transmissor tem uma ideia que quer transmitir ao receptor. Ele a transforma em mensagem e a transmite, esperando que seu significado seja captado pelo receptor.
A existência desses elementos não garante, no entanto, que a comunicação ocorra de forma eficaz pois existem outros fatores que interferem no processo e precisam ser considerados.
- CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO
Chamamos de codificação o processo pelo qual o transmissor transforma sua ideia em mensagem. Ele escolhe códigos (palavras, termos ou sinais) que possam expressá-la, ou seja, tenham um significado correspondente à sua ideia.
Chamamos de decodificação o processo pelo qual o receptor traduz a mensagem, atribuindo um significado aos códigos.
Infelizmente as coisas não acontecem de forma tão simples assim. Existem muitos ruídos que dificultam uma comunicação clara e objetiva.
Os ruídos de comunicação são interferências no processo de comunicação entre o emissor e o receptor. Interferências estas que podem ser ambientais, pessoais ou de linguagem.
Os ruídos de comunicação são divididos em quatro tipos:
- Físicos – resultantes de interferências externas – barulho do ambiente;
- Fisiológicos – resultante da condição física do receptor ou do transmissor;
- Psicológicos – resultante de crenças, emoções, sentimentos;
- Semânticos – resultante do significado da linguagem para o transmissor e para o receptor.
Estes ruídos podem ocorrer na comunicação empresarial e na pessoal. Portanto, observe o ambiente, observe seu receptor, use da objetividade, utilize palavras simples que sejam do conhecimento do seu público alvo, evite jargões e termos complexos, ao usar termos técnicos certifique-se que todos sabem seu significado, evitem palavras em outras línguas.
Um comentário da Ana Prado, da equipe do linkedin, sugere “investir um minuto a mais antes de começar uma mensagem e antes de apertar botão enviar” quando escreve e eu acrescentaria investir um minuto a mais antes de começar a falar observando seu público e observando suas reações depois que começar a falar.
A era digital trouxe um problema a mais: a quantidade de informação veiculada que pode ser considerada um tipo de ruído. As pessoas podem ficar sobrecarregadas e perder informações importantes no meio da enxurrada de mensagens e notícias.
Este texto ficou claro para você? Você acha que em algum momento fui contra às minhas próprias recomendações?
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