Um Pouco Mais Sobre A Comunicação Empresarial

Existem algumas formas de comunicação notadamente utilizadas no ambiente corporativo. Já nos referimos em outros textos deste blog à comunicação verbal e escrita, mas relembrando:

 

Comunicação verbal

A comunicação verbal é bastante utilizada no ambiente empresarial. Esse tipo de comunicação é utilizado, em palestras, reuniões, confraternizações, conversas entre equipes, etc.

 

Comunicação escrita

Esse tipo de comunicação é muito praticado nos ambientes corporativos. A comunicação escrita está presente em comunicados, relatórios, jornal mural, e-mail, quadro de avisos, blog, etc.

Mas, aqui cabe um alerta importante: não esqueçam da linguagem corporal que é uma forma de comunicação não-verbal. São sinais que o corpo envia e que resultam em “mensagens” sobre o que estamos pensando e/ou sentido, que vão além das palavras ditas. A linguagem corporal permite que sinais que o corpo envia e resultem em “mensagens” sobre o que estamos pensando e/ou sentido. É uma linguagem que vai além das palavras ditas. Obviamente a linguagem corporal depende da presença dos envolvidos na comunicação. E ela é, muitas vezes, inconsciente. E, sempre é subjetiva, pois um gesto, um olhar, pode ser interpretado de maneira diferente por pessoas presentes no mesmo momento. A linguagem do corpo tem um viés emocional. Pode denotar julgamento, segurança ou insegurança, expressar um momento de vida, e outras emoções.

 

Tanto a comunicação falada como a escrita podem ocorrer em diferentes formas:

Comunicação vertical

A comunicação vertical é aquela utilizada para informar colaboradores de nível hierárquico superior, como gestores e líderes. Também já comentamos sobre o quanto a comunicação vertical é fundamental para esclarecer o planejamento estratégico e as diretrizes da empresa.

 

Comunicação horizontal

A comunicação horizontal visa informar de forma direta os colaboradores de um mesmo nível hierárquico. Ela acontece em todos os momentos do planejamento estratégico, na discussão de sua operacionalização na propositura das metas e no monitoramento das ações.

 

Comunicação diagonal

Muitos autores citam também este tipo de comunicação que ocorre entre diferentes níveis hierárquicos, diferentes departamentos, ou diferentes setores. Ela é muito importante para garantir que todos tenham uma visão total da empresa. Por exemplo: um produto ou serviço novo a ser oferecido aos clientes tem que ser do conhecimento de todos os departamentos e seus impactos devem ser discutidos por todos, sua metas estabelecidas e assim por diante.

 

Para finalizar, uns lembretes muito importantes:

Aprenda a ouvir, pois em toda comunicação transmissor e receptor se alternam. Cuide da linguagem corporal. Estude este assunto, para que aprenda a controlar a “fala” do corpo. Seja objetivo, claro, direto o que implica evitar adjetivos e julgamentos de valores. Tenha claro o objetivo que você quer atingir.

Mande suas dúvidas. Vamos discutir.

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